Labels

domingo, 30 de setembro de 2012

Resenha da Máh ~ Adeus à Humanidade ~ Marcia Rubim ~ Book Tour


*.¸¸.**.¸¸.* Pozinho de alegria *.¸¸.**.¸¸.*
para vocês  galerinha e olha a Máh aqui |õ|
E não é que estou cada dia mais apaixonada pela literatura nacional? Isso mesmo a cada livro lido gosto muito mais e tenho sido surpreendida  como foi o caso do livro da, Marcia Rubim, um livro que tive o prazer de ler através do Book Tour

Adeus à Humanidade.


Stephanie tem uma grande amiga a Anne, aliás, sua única amiga, ela não é antipática ou excluída dos grupos, festas... mas porque é uma pessoa introspectiva que sente um vazio em sua vida mais não sabe definir o que é, chegou a fazer um esforço em sair e agir como as outras garota da sua idade mais não é dela isso e por ter personalidade deixou essas tentativas de lado e passa a focar em sua faculdade.
Nesse período ela está morando no EUA com seu pai o Dr.Allan Wernyeck um  hematologista renomado e requisitado, porém sua vida dá uma reviravolta total quando o seu pai desaparece sem deixar nenhuma pista e o marido de sua mãe Rachel é assassinado, por essa situação ela volta para o Rio de Janeiro e acaba sendo o ponto de apoio de sua mãe que entra em depressão e ainda tem seu irmão o  Juninho uma criança fofa que se ver nessa situação, por isso e pela dificuldade financeira ela acaba indo trabalhar em São Paulo e aí tudo começa ou melhor aí que o gato do Dr. Richard  aparece em cena.
Mais antes de falar dele, me pergunto por que a personagem não ficou interessou pelo Dr. Luciano um deus grego, solteiro e que tenta uma maior aproximação com ela mais não consegue. ~ já estaria agarrando, sendo piriguete, vou virá enfermeira ~rsrs

Enfim, eis que a Stephanie começa ter contato com o Dr. Richard e onde meus sentimentos ficaram abalados, ainda mais por começar ler num período de sensibilidade, em suas implicâncias com ela na tentativa de afastá-la era como se tivesse brigado comigo pegava sua dores, ela chorava no livro e eu aqui, como senti raiva desse doutor aí em alguns – vários- momentos!
 “Dessa vez não deu para aguentar. Não só não o respondi, como saí em disparada pela ala, escondendo, a todo custo, as lágrimas que desciam pelo rosto contra minha vontade [...] Sentia-me frágil demais, não havia como evitar.”                                                                                               Pág 109

Mais assim como tive acesso de raiva e irritação também tive ataque de riso, encontrei uma personagem tão desastrada e atrapalhada quanto eu, quando ela tentava fugir de alguma situação e não chamar atenção eis que era o foco total! srsrs

E é claro que essa “antipatia” toda era apena a luta para não se apaixonarem, coisa impossível se uma pessoa está predestinada para ser da outra como o caso deles e Stephanie descobriu o que lhe faltava e a resposta para o seu vazio com esse vampiro aí.

“Não sabe como me doeu sentir que ficou magoada comigo, que a fiz chorar. – lamentou - Eu quis lutar contra isso, juro.  Fiz de tudo para esquecê-la e acabei descobrindo que não dava, era algo além das minha forças.  Quando dei por mim,  já sonhava com você o dia inteiro. Você dominou completamente os  meus sentimento e até as reações do meu corpo ..."                                                         [ Richard - pág 176]


E para concluir, quando o livro findou tive que dizer UAU, que livro gostoso de ser lido, Rubim abordou bem seus personagens, gostaria que a Ava irmã do Richard parecesse mais, contudo creio que boas coisas acontecerão com ela nos próximos livros já que é uma trilogia, assim para o Luciano e a Anne, hmmm lálála

Sinopse -
Uma paixão acendendo após mais de um século de escuridão. Uma doença atual apagando a luz de uma vida.Somente sua mordida poderia curá-la.Apenas seu tipo sanguíneo seria capaz de matá-lo. Como um amor tão improvável sobreviveria? Do que você seria capaz de abdicar para salvar e vivenciar, mesmo que por pouco tempo, um amor jamais sentido antes? Da cura de milhares de humanos? Da própria vida? Stephanie tinha todos os motivos do mundo para não acreditar em seres míticos ou na felicidade, mas vai descobrir que estava totalmente enganada. Sua alma-gêmea existe! O problema é que a linha do tempo que a separa do amor eterno é muito tênue. E somente um milagre possa uni-los novamente.

Fiquem por dentro das redes sócias da autora :D
BLOG | TWITTER | SKOOB | FACEBOOK |FAN PAGE | 

pS:
Volto a repetir esse gênero de livro  não é minha preferência para leitura até tenho uns aqui mais geralmente que ganho, contudo essa minha visão está mudando e quem está fazendo isso são os autores nacional como a Lu Piras, Cris Motta, André Vianco e agora a Marcia Rubim, não estou falando isso falo pelo fato de ter contato virtual com eles mais sim porque realmente EU gostei  e muito! 
Gostar de um gênero ou de um livro ou não é particular de cada pessoa.
Esse livro mais que recomendado e  ansiosa pelo o segundo!
Beliscões carinhosos da Máh |õ|

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Entrevista com a Cris Motta + Promoção :D



Pozinho de ჱჱ¸¸.·*´¯` pirlimpimpim ´¯`*·.¸¸ჱჱ 

Galerinha hoje trago uma entrevista que fiz com a autora de Baroak a Estrela. Uma pessoa que até então só tenho contato por meio virtual –por enquanto mais que já tem um imenso espaço no meu Tum Tum ... Confesso que nos conhecemos a pouco tempo e isso aconteceu via Twitter já que como eu ela é uma morcega e aparecia altas horas da madrugada rsrsrs e ao ver a divulgação do Book Tour de seu livro não perdi tempo e já fui perturbá-la... E por incrível que pareça entre nos nasceu uma afinidade imensa e ela é minha Morcegona e Skydi foreve!

E claro que estou falando da escritora; Cris Motta.

Bora conhecê-la um pouco mais galerinha. xD


1-Motta, como foi que surgiu a ideia do livro  Baroak a Estrela e o que a motivou seguir em frente e publicar?

 Sil, eu não esperava escrever um livro. No final de 2009, deixei meu trabalho (sou jornalista) e passei a me dedicar integralmente aos meus três filhos. Amava assistir aos programas preferidos deles munida de pipoca e refrigerante! Era uma farra! Em seguida, passavam os seriados que eu gostava de assistir quando era criança: A Feiticeira e Jeannie é um gênio. Pronto! Uma pergunta no pé da minha orelha se repetia: "O que é um gênio, na verdade?".
Curiosa desde sempre, comecei a pesquisar sobre gênios e descobri, entre  tantas outras coisas, que o nome original era djinns. Aí não parei mais.
Quando terminei de escrever o primeiro livro, minha afilhada me encorajou a enviar os originais para algumas editoras. Foi acontecendo... 

2-Fez muitas pesquisas já que o livro fala de Djinn -Gênio- e engloba uma cultura muito diferente da nossa?

 Poxa, como fiz! Na realidade, não foi apenas sobre a cultura árabe. Bia viaja para outros lugares como Chile e França. Mas foi tranquilo, pois adoro ler e aprender sobre diversos povos e seus costumes.
Usei livros, revistas e internet (sites oficiais). Agora, o mais louco, é que os livros que tratavam do tema "djinns" apareciam do nada. Entrei em uma livraria em Cabo Frio para tomar café e olhar alguma novidade... dei de cara com um pequeno livro sobre a Arábia Saudita. Claro que me chamou atenção e quando passei os olhos pelas páginas,lá estava o ser pesquisado por mim, o djinn.  Outra: Meu marido comprou um livro sobre Sabá e diversas informações sobre gênios saltaram aos meus olhos. 
E mais outra: Nessa mesma época, meu filho recebeu de presente um livro sobre Aladin. Muitas coincidências! Mas li trechos do alcorão, da obra “As mil e uma noites”, obras infantojuvenis, livros sobre anjos e gênios contrários, entre outros.

3-Motta, apesar de estar crescendo o interesse pela literatura nacional, ainda tem muito preconceito, e pergunto por que você resolveu escrever para um público jovem e não é um desafio maior, já que a maioria não gostam de ler?

 Bom, como eu disse, eu não esperava escrever uma história. Não foi nada premeditado. Acho que a identificação com os adolescentes me impulsionou a escrever algo que falasse a linguagem deles.
Olha, Sil, eu também tinha esse pensamento de que o jovem não gosta de ler, mas depois que comecei a participar de oficinas de leitura nas escolas, de palestras, e de conhecer vários blogs literários, mudei de ideia. Sem falar na Bienal de São Paulo deste ano. Os jovens saíam com sacos de livros! Mais de 700 mil pessoas passaram pela feira. Eu, sinceramente, estou enxergando uma mudança positiva no cenário literário em nosso país.

4-E como está o processo dos outros livros já que se trata de uma série de três livros?
 

 Consegui escrever as cem primeiras páginas da continuação de Baroak- a estrela. O lançamento de Baroak 2 deve acontecer no segundo semestre de 2013. A história está “completinha” na cabeça, só preciso colocá-la no papel.

5-Como concilia a carreira de escritora, os eventos que tem que ir, ser mãe de três filhos e esposa? 

Ah, e ainda o meu trabalho como jornalista! Porque vira e mexe, faço algo em TV. Sinceramente, não sei (risos). Acho que consigo administrar bem o meu tempo. Meus filhos estão maiores também... mas meu marido me ajuda bastante. Está sempre presente nos eventos e compartilha a educação das crianças. Ele tem muita paciência!

6-Cris Motta por si mesma:

 Estou em constante aprendizado... Isso é o que me motiva. Quando pensamos que já sabemos de tudo, a vida fica muito monótona.

7-Deixe uma frase ou escreva algo que queira para nós.

Acredite. Acredite realmente em seus sonhos que eles irão se materializar na sua frente.
 Muuuuuuitos beijos para todos vocês!!!

Participem da Promoção!
Sigam esse blog.
Os 
Twitters: @crispmotta @Maaria_Silvana 
Curta a fan page Baroak e a fan page Cris Motta e quando tiverem 600 curtidas, um único ganhador levará para casa 1 livro, uma lanterna de leitura, 5 marcadores de páginas e 1 camisa.


Só me falta a camisa mais tenho os outros prêmios o livro é maravilhoso e a  lanterna um máximo |õ|

Então, o que vocês estão esperando? Vamos lá!!!
E não esqueçam de comentarem sobre a entrevista *oo*

Beliscões carinhosos da Máh xD

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Leitura da Máh - Baroak a estrela - Cris Motta


۩۞۩ Psiuuuu, galerinha, quer viver uma ventura cheia de magia? Onde encontraria isso? No livro escrito pela Cris Mottas, oras!۩۞۩
O livro é  infantojuvenil, mas confesso que amo ler esse gênero, principalmente quando tem uma base solida, apresentando novos assuntos  e bem escritos sendo o caso desse aqui, e não, não estou falando isso para agradar a escritora só porque ela é minha Skydizinha

[palavra que conheci no livro e adotei]  xD

Baroak a estrela
Esse livro trás a história de Beatriz Comarin, uma adolescente de 13 anos, muito inteligente e introspectiva, ela é excluída dos grupos além de ser constantemente o principal alvo de situações embaraçosas e chacotas sempre vindas da garota mais popular da escola, Liana e sua turma.
Apesar disso Bia é uma garota de coração puro e gostei de ler que suas atitudes são adequadas para um adolescente da sua idade não agem como alguém mais velha. Simpatizei com suas tristezas e solidão que a assolava, e sem tem ter alguma amizade toma as estrelas como suas confidentes.
 “ Por Favor, me ajude a ser livre desses sentimentos que só machucam meu coração, a minha alma ... Quero me sentir normal, querida pelas pessoas da minha idade; não quero ser mais esquisita [...] Mais estou infeliz. Sempre me sentirei só? É esse meu destino? Ajude-me...”

Porém, sua vida muda quando seu pai Carlos Cormarim, um pai e marido amoroso ainda que não mostrasse esse lado sempre, ele é muito ausente por causa de seu trabalho e muita vez deixa a filha e esposa de lado, mas a vida de Bia dá uma virada quando ele é transferido para a Arábia e ficam por lá durante um ano, esse que fez muito bem para ela, lá fez algumas amizade e teve mais liberdade que até então não tinha.
E em um momento de angustiante muito grande provocado mais uma vez por Liana, Bia desabafa com as estrelas do céu, eis que ela lembra que trouxe uma estrela de cristal de sua viagem e resolve abri-la e eis que *::.¤*Puff *::.¤* não é que surge a Clair Baroak nada mais nada menos que uma Djinn, um gênio!!
Isso mesmo que vocês leram, e nesse momento percebi que não tinha lido nada a respeito desse assunto e que sou, era, uma leiga totalmente daí por diante a história fica mais fascinante, nos apresentando uma nova cultura, novos temas que quando citados passam despercebidos.
Coisas boas irão surgir para a Bia e não por ter feito seus “três” pedidos, pelo menos isso eu sei que um gênio concede três.  – Cadê meu djinn-? rsrs
Amei ler a cumplicidade entre Bia e a Clair e a forma que elas interagiam entre si, também divertir-me bastante nos poucos momentos que elas "brigavam" entre aspa já que eram mais brincadeiras que propriamente brigas.
“ Geniazinha ruiiiiiim, Deus! Ó, Deus! Por que mereço essa gênia na minha vida? Por quê? Por quê? – E fez cócegas no ser mágico magoado...”
E a história não fica parada não gente! Citei algum Rodrigo, Pietroh aí?
aaah, paixões, amores... *oo* vou deixar para vocês descobrirem, detalhe a Bia não fica só nos 13 anos, o livro evolui e mostrar várias etapas e facetas dela e de quem a cerca, além de lutas e batalhas que são criadas conforme vamos lendo e claro um mundo imaginário  – pelo menos para mim, tenho certeza que a Motta acredita, ela faz ...hmmm ... alguma coisa da lua azul e com fogueira e tudo!! oO” – rsrsrsrs.
Enfim, Motta, escreveu com uma leveza e de forma madura, transmitindo maturidade e lições de vida escrita nas estrelinhas e bem captadas para quem está lendo e o melhor de um modo fácil de ser absorvido por seu público alvo, além de bem moderna, usando de algumas palavras atuais do mundo virtual como -humpf- eu mesma uso bastante essa aí.

Sinopse -
Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornarmos grandiosos, levando a uma experiência fora do comum, uma experiência mágica. Beatriz Comarin é uma adolescente de treze anos que vive o conflito de sentir-se excluída do grupo de pessoas de sua idade, abrindo-se, apenas, às estrelas do céu – suas amigas confidentes[...] Beatriz não imaginava que naquela estrela estava Clair Baroak, uma djinn para os orientais, um gênio para os ocidentais, que entra em sua vida e, entre paixões, dissabores, festas, viagens ao Chile, à Europa, e projetos de vida, a transforma completamente. Bia não só aprende sobre um mundo místico, como acaba fazendo parte de uma história que está apenas no começo.

pS:.
Bem já estou aqui ansiosa esperando a continuação já que é um série com 3 livros, o único detalhe que até já comentei com a Motta é que gostaria de ver a Helena mãe da Bia, com uma ocupação, algo importante para fazer já que deixou sua vida e vontade particular de lado para dedicar a família, mais isso é minha vontade já que gosto de ler sobre mulheres fortes e guerreiras como eu :p rsrsrss
Skydinha* = irmãzinha, amigas muito unidas.
Beliscões carinhosos da Máh |õ|

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

25 - Um passe de mágica - Agatha Christie

Livro: Um passe de mágica
Páginas: 190
Autora: Agatha Christie

Olá meus amores,

Hoje o livro é de uma das minhas autoras favoritas - Agatha Christie - não sei se todos conhecem, mas eu adoro.

O livro da vez é Um passe de mágica, que conta mais uma aventura de Miss Jane Marple. Neste livro Miss Marple a pedido de Ruth sua amiga, vai tentar salvar Carrie Louise que além de irmã de ruth é sua amiga de infância.

Ruth vem de sua viagem de rotina da casa de Carrie Louse sua irmã, com uma pulga atraz da orelha, com uma cisma de que sua irmã está correndo risco, mas não sabe definir qual e nem de onde esse risco vem. Então como já conhece a fama de Miss Marple, ela recorre a amiga, para que a mesma vá a socorro de Carrie, mas sem Carrie saber, pois ela é o tipo de pessoa que não vê maldade em ninguém.

E para não negar o pedido da amiga, Miss Jane se aventura nessa empreitada e vai passar um tempo em Stonygates a mansão que Carrie Louise mora com o marido e várias outras pessoas, além de que tem uma escola prisão no terreno, que ela montou para ensinar profissões a jovens delinquentes para que os mesmos tenham chances na vida.

Mas como era de se esperar, um assassinato mostra que Agatha Christie está melhor que nunca nesse livro, pois fui enganada do começo ao fim do livro, e me surpreendi completamente, pois até a história falsa do livro eu acrediteiii completamente; e é claro que eu não vou contar qual é essa história, para vocês ficarem na dúvidas, pois história falsa no livro não falta.

Eu sou completamente suspeita de falar da Agatha, sou apaixonada por ela desde o primeiro livro que li, é lógico que teve 1 livro dela que não gostei, que os outros são tão bons que nem lembro o nome do dito cujo kkkkkk... Esse foi o primeiro que li onde aparece a boa senhora Miss Marple, e adorei viu, nada se compara a Hercule Poirot, mas que eu agora me apeguei a Miss Jane, isso é verdade...

SINOPSE

Coisas estranhas têm acontecido em Stonygates, antiga mansão de Carrie, velha amiga de Miss Marple. A casa vive repleta de pessoas, pois a família de Carrie é numerosa e, além disso, o lugar abriga uma escola-reformatório para crianças carentes e delinqüentes. Três crimes acontecem na mansão: o marido de Carrie sofre uma tentativa de assassinato, o enteado dela é morto e a própria Carrie quase é envenenada. Será Miss Marple capaz de proteger a sua amiga e ajudar a polícia a desvendar a identidade do criminoso?

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

24 - AMAZONIA - Um caminho para o sonho ( Marli Carmen )


Livro: Amazônia - Um caminho para o sonho
Autora: Marli Carmen
Páginas: 274 



Olá galerinha, 


Hoje vim falar do livro da nossa parceira MARLI CARMEN, que inclusive teve uma entrevista no blog esses dias com ela (se quiserem verificar é só clicar AQUI), o nome do livro é AMAZONIA - Um caminho para o sonho, um livro fantástico que te dá aulas de geografia, história, te ensina português, cultura, boas maneiras, e você lê sem perceber que tá aprendendo tanto. Teve parte onde viajei completamente, principalmente quando as quatro amigas: Rafaela, Ana Carolina, Joana, Camila e o tio de Joana, o Daniel, chegam a Belém/PA, que é onde minha irmã mora, e saí lembrando de cada lugar contado no livro. 

Elas vivem várias aventuras, e nos aventuramos juntos, conhecemos os lugares, as pessoas, os problemas sociais, as alegrias nas emoções do que cada uma vive, pois a sensação que eu tive era que o livro estava falando comigo, dos meus sonhos, das viagens que já fiz, das que já planejo fazer, vivi cada momento, e imaginei a Marli vivendo, pois para escrever o livro ela foi em cada local para dá maior realidade a história, e Marli devo admitir, você conseguiu. 

Mas vamos contar um pouco da história.

O livro conta as aventuras de Rafaela, Ana Carolina, Joana, Camila e Daniel pelo Norte do país, mas precisamente pela Amazonia e Pará. Rafaela tem o sonho de ser escritora, e quer aproveitar a viagem para ter ideias para seu primeiro livro. Todas moram na cidade de Ascurra/SC, e até esta viagem, as meninas só tinham viajado para cidades próximas e resolvem fazer dessa uma grande aventura e é exatamente o que acontece.

Elas passam por cidade como: Fordlandia, Santarém, Belém, Manaus e nessas cidades elas conhecem as culturas locais, as pessoas, os trabalhos humanitários, as lendas da cidade, e isso faz as coisas mudarem para elas, sua visão de mundo, da situação de pobreza, coisa que elas eram sempre muito protegidas para não ver e presenciar. 

No livro você encontra muita história, romance, aventura, amizade e um sabor de querer saber qual será a próxima aventura delas, que a Marli já adiantou que será nos Andes, ansiosa que essa aventura aconteça logo logo...

SINOPSE


Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita formação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.


Beijos Galerinha...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Leitura da Máh ~ O castelo de Vidro ~Jeannette Walls ~


Oiee, galerinha olha a Máh aqui de volta. 
A principio irei usar as palavras da amiga que me emprestou o livro, pois assino em baixo!

" Difícil acreditar que existam pais assim tão negligentes, tão alheios as necessidades do bem estar de seus filhos, mais nesse livro tem um relato verídico e nos deixa desde o início surpresos, depois horrorizados, revoltados e irados com tudo por que passaria as crianças da família Walls" By: Vera Lucia 

O Castelo de Vidro.

Gente que livro é esse?!
O casal Rose Mary e Rex Walls tem quatros filhos que são:
Jeannette,
Lori, Brian e Maureen.
Ele é escrito por Jeannette, a filha mais velha do casal e apesar de ser uma autobiografia, a leitura não é monótona de forma algumas, pelo contrário ele é relatada de tal forma que arrepia em alguns momentos e nos prende do início ao fim!
Confesso que tive que parar de ler alguns momentos de tão intensa que a leitura ficou e como mexeu com meus sentimentos chorei muito  ~ bem sou uma manteiga derretida mesmo~ senti raiva e fiquei abismada em algumas situações em que os pais irresponsável deixaram seus quatros filhos passar, chegando ser até inacreditável algumas situações relatadas.

E quando somos crianças enxergamos a vida de forma diferente e tudo é uma aventura sem fim. Pelo menos foi assim para essas crianças, viviam em uma eterna aventura, onde tudo era permitido fazer sem restrições algum...
A Rose é uma mulher egocêntrica que coloca sua vontade a cima de tudo e chegou a esconder comida para comer sozinha enquanto seus filhos passavam fome. oO”
“Quando as outras garotas jogavam fora os sacos com os restos do almoço, eu ia catar na lata de lixo [...] Eu voltava para dentro do banheiro e dava uma conferida nas minhas descobertas deliciosas antes de comer”

O Rex gastava tudo o que conseguia ganhar, nas poucas vezes que trabalhava, com bebida,  esse cara aí me deixou com raiva em várias situações, mas também chegou a me emocionar em outras.
— Você conseguiu, filhota! Você tá nadando! — gritou ele. Papai ficava dizendo que me amava, que nunca me teria deixado na mão, mas que eu não podia passar a vida inteira agarrada à borda, que uma lição que todo pai tem que dar ao filho é que se você não quer afundar, é melhor tentar descobrir uma maneira de nadar. Quando recuperei o fôlego, eu comecei a achar que ele estava certo.
Galerinha embora a infância da Jeanne ter sido sofrida, muitas vezes nem foi tanto assim pelo menos para ela, já que é mais chocante para quem está lendo, ela conseguiu dar a volta por cima e quando ficou maior de idade resolveu encarar o mundo a fora por conta própria, seus irmãos logos seguiram seus passos....
E o final assim como o início é inacreditável mesmo!
gostaria de falar mais, contudo não quero soltar Spoiler, porém que final!!
Nem sei definir o que senti pela Rose, que mulher, que mãe tsc tsc

Sinopse:
“Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda a vida.” Todo mundo pode dar uma segunda chance à vida. Em suas memórias, a jornalista e escritora Jeannette Walls nos mostra, sem pieguices e respostas fáceis, que tudo na vida é mesmo relativo, que as adversidades podem ser vividas com leveza, somando aprendizado e grandeza às nossas biografias.

Bem é isso galerinha, leitura mais que recomendada esse foi uns dos livros que mais gostei de estar lendo esse ano e que ficou entre os meus favoritos<3 b="b">
Beliscões carinhosos para todos da Máh xD



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cantando Livros - Soninha Senra


Olá Galerinha: ♩♫♭
Já ouviram sobre: Cantando Livros?
♫♮♬

Isso mesmo que leram, literalmente é cantando, já que a compositora, Soninha Senra,  ler um livro, e com sua inspiração tira dele sua essência e compõe uma trilha sonora particular para o livro!
Que coisa linda, e falo isso porque realmente é e tive o prazer de escuta-la cantando pessoalmente na Turnê Literária que aconteceu em SP e creio que em breve estará viaja do Brasil a fora.
Quem ainda não conhece olha a oportunidade aqui e quem já conhece, bora conhecer um pouco mais sobre esse grupo. |õ| 

1- Soninha, você é a criadora desse projeto, como foi que surgiu  essa ideia?
Bem, em 2011 fui a bienal do RJ, conheci a Lycia Barros e a escritora Renata Martins. Pela primeira vez conheci um escritor. Comprei os livros e perguntei pra Lycia se ela se interessaria em ter uma música inspirada no livro dela, já que eu sou compositora a algum tempo (fazendo músicas inspiradas em meu relacionamento com Deus e na bíblia), e estava terminando de gravar meu primeiro trabalho cristão. Ela olhou pra mim com um sorriso enorme e disse que seria ótimo, e que se eu fizesse era pra enviar pra ela. Então li o livro a bandeja em dois dias. E como de costume depois do trabalho (como trabalho a noite), durmo e quando acordo pego um pouco o violão. Neste dia veio a canção a bandeja com tudo. Anotei tudo e enviei só a letra pra Ly. Ela de início falou que não tinha muito a ver (pois havia lido apenas a letra rs), mas quando ouviu voz e violão ficou encantada. Então me perguntou se me concentraria apenas em autores cristãos. Disse não. Já que queria um projeto cultural a fim de estimular a leitura. Ela começou a me apresentar a vários escritores. Entrei em contato com uns, e outros vieram me pedir a canção inspirada.  Prestei atenção em todo meu processo de criação, já que uma canção inspirada tem itens diferentes de uma canção comum.
“E decidi criar o CML (composição musical literária) a fim te ter um grupo que faça trilha sonora para livros. O CL ou Cantando Livros no caso é a banda que leva as músicas do CML  a todos os lugares e eventos literários. Assim que apresentei o projeto pro Rafael Costa, ele abraçou a causa com tudo.”
Hoje é um grande investidor do projeto, e responsável direto comigo. Lembro-me que dês do primeiro dia, ele me apoiou (é um grande sócio, amigo grande irmão) e começou a tocar comigo. Como não sou musicista (só toco violão, o suficiente pra compor), ele me ajuda com os arranjos, concerta as notas que não se encaixam com as melodias que crio. Funcionamos assim. Conhecemos-nos cerca de 10 anos e sempre fomos amigos e irmãos. Através dele conheci o Hygor e o Robson que hoje também compõem a banda Cantando Livros.

2- E como foi que colocou em pratica e qual foram seus sentimentos ao cantar pela primeira vez?

 Como disse acima, compus a canção num dia comum.  E sem ter a mínima noção do que o projeto se tornaria pra dizer a verdade. Eu leio muito, e muita coisa. Canto desde quando me conheço por gente.  Pra mim, o mais emocionante foi ouvir a empolgação na voz da Lycia. E pra mim todas as vezes que componho, e entrego a primeira versão voz/violão. É um parto esperar a resposta dos escritores, e um alívio emocionante receber as repostas deles ao trabalho. É uma sensação incrível participar do sonho de alguém. No momento cerca de 25 escritores (sonhos) diferentes. São cerca de 30 canções e trinta sensações indescritíveis, é sem dúvida incrível estar vivendo esses momentos.

3- Quantas pessoas compõem esse grupo e qual é a função de cada um?
O CML (Composição Musical Literária) conta comigo como idealizadora do projeto e compositora (tenho cerca de 22 canções inspiradas), o Rafael Costa é responde pelo projeto junto comigo, é investidor  e também tem uma canção inspirada (por enquanto), junto ao CML ganhamos recentemente mais um compositor, Moisés Suhet. Ele está somando ao Grupo e já tem uma canção inspirada em livro.
Já o cantando livros, a banda. Conta comigo como vocalista, Rafael no teclado e violão, Hygor na bateria e Robson na guitarra e violão.
 
4- Os escritores parceiros opinam na composição da canção?
Como disse anteriormente, recebo o livro, algumas vezes faço perguntas. Faço a canção, e envio pra eles. Eles avaliam, se gostam, eles mandam a resposta. Porém, se não gostarem eu faço outra.
(apesar desse fato não ter acontecido ainda).

5- Quanto tempo em média leva entre ler o livro e começar a criar a canção?
Depende da urgência do escritor.
Quando temos urgência, faço em até uma semana, mas em geral não uso um tempo estipulado pra isso. Tem músicas que demoram mais outras não.

6- Já teve que ler um livro e estava em um bloqueio, ressaca literária ou alguma dificuldade em estar lendo o livro em questão?
Já sim, isso acontece quando me deparo com um gênero que não gosto muito. Mas no geral uso técnicas pra contornar isso.



7– Quantas trilhas sonoras vocês já fizeram e pretendem lançar um CD mesmo que seja uma produção independente, delas?
Precisamos de patrocínio, já que não podemos nos concentrar em uma só editora. O projeto é amplo demais pra se restringir. O nosso objetivo central é levar a literatura através da música. Estimular a leitura através da mesma. Um de nossos sonhos é conseguir gravar as 30 músicas que possuímos, mas é muita coisa pra um cd só, rs.

“A solução é gravá-las e vendê-las individualmente no site e disponibilizar clipes mais elaborados dos que já temos. Estamos pedindo a ajuda de todos os blogueiros e escritores pra isso, com divulgação, contatos, campanhas o que for possível .”

Será clichê falar sobre a importância da leitura, e simplesmente desnecessário falar que a música é um ótimo veículo pra se chamar a atenção da massa pra isso. Isso é o que propomos. Um país que lê, é um país mais culto. Isso é inquestionável. 
Se pudermos levantar essa bandeira, podemos ajudar mudar conceitos, fazendo com que as pessoas sonhem mais, imaginem, criem e principalmente critique e construa seus pensamentos e ideais, não baseado em um pensamento manipulador, mas baseado num conjunto de ideias que lhe fizeram gerar sua própria ideia.
Precisa haver um objetivo maior para o que fazemos. E este o é.
Agora cobramos pelas canções para que o projeto se autossustente.


Qualquer escritor que se sentir motivado em ter a trilha sonora do seu livro é só acessar: Cantando Livros e entrar em contato conosco. Em vídeos, há algumas trilhas sonoras e em nossa loja poderão solicitar a canção, porém antes podem me enviar um e-mail: soninhasenra@hotmail.com


O Cantando Livros e o CML em 2011 inauguráramos a categoria de Musicas inspiradas em livros no prêmio 
CODEX DE OURO. Fizemos parte de varias noites de autógrafos, bem como eventos literários e encontros do grupo  TURNÊ LITERÁRIA e em breve iniciaremos nossa parceria com o grupo ENTRELINHAS E LETRAS.


Dia 13 de Outubro fazemos um ano de CML e Cantando Livros. Estamos viabilizando festa de comemoração com um show literário, faremos junto com o RECICLA LEITORES  e com o NOVOS ESCRITORES
Pretendemos a partir daí começar a fazer outros eventos do Cantando Livros para levantarmos fundos para o projeto.

 Agradecemos o carinho de todos, pelo incentivo. Estamos na luta, e toda vitória é nossa com toda certeza. Obrigada.

BLOG |CANTADO LIVROS | FACEBOOK| YOU TUBE | FAN PAGE |

É Isso aí galerinha, espero que como eu todos tenha curtido essa novidade maravilhosa.

Beliscões carinhosos da Máh e até a próxima