Labels

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A cidade do sol - Khaled Hossein

Oie, Galera olha a Mah mais uma vez depois de um tempo.^^
O livro que vou falar hoje é um livro, forte, triste, trágico e infelizmente é a realidade desse País.
O que nos leva a ter gratidão pela cultura ao qual nascemos claro que ela também não é perfeita, mas desconhecemos tanta brutalidade, covardia e ignorância. O livro é:
A Cidade do Sol
Já de início vou dizendo que esse é um livro que marca no nosso intimo e permanece na memória por muito tempo!

No livro os personagens em foco Mariam e Laila são duas mulheres distintas e vítimas de todo um regime opressor que se abateu sobre o país, um país onde as mulheres são reduzidas a viver sempre à sombra dos homens sem direitos próprios.
O que me deixa muito triste MESMO por saber que muitas mulheres ainda estão vivendo essa realidade e não só no país citado no livro, mas sim no mundo todo.
Suas trajetórias de vida são narradas de forma crua e pesadas, não vou dizer que foi agradável de ler. (Teve horas que tive que abandonar a leitura, deixar um pouco de lado, para conseguir respirar de tão asfixiante que o livro se torna em sua historia.)
No entanto a historia é coerente e a cima de tudo é de fato muito emocionante.
O autor nos transmite a força dessas duas mulheres.
Mariam e Laila, duas mulheres forte que tem que aprender a conviver uma com a outra e apesar de suas diferencias tornam-se cúmplices no meio da guerra, da tortura e da dor e horror que elas passam.
A leitura é tão intensa que conseguimos sentir a dor que as personagens sentem. Nascendo em um sentimento de revolta com os absurdos que elas são forçadas a viverem...
Dando vontade de estarmos lá de alguma forma e abrandar a dores que Mariam e Laila passam.
Mesmo sabendo que não teríamos coragem para estarmos passando nem um pouquinho o que elas passam, nem sermos tão submissa como as mulheres desse país são, por conta de sua cultura tão diferente...

Bem para quem tem o coração FORTE e gosta de intensidade está aí um livro onde você consegue sentir os sentimentos e horrores que os personagens estão sentindo a cada página que viramos.
Divirtam-se.
Isis e Mah.

1 comentários:

  1. Nossa que resenha intensa, ainda não o li mas dizem que é triste mesmo. Mas como eu encaro tudo um dia o lerei, afinal ele ta lá na estante de casa...rsrs...bela resenha garotas...beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir