Labels

quarta-feira, 8 de junho de 2011

25 - Desafio literário - O pagador de Promessas ( Dias Gomes )


Desafio Literário: Junho
Tema: teatro
Livro: O pagador de promessas
Autor: Dias Gomes
Págnias: 172

Oi galerinha,

Terminei de ler o meu livro reserva do desafio de junho que tem como tema teatro. Gostei tanto de o santo e a porca, que li o segundo livro que separei para o mês em menos tempo que o outro até. O livro é conhecido de uma grande parte de pessoas por já ter se tornado filme: O pagador de Promessas de Dias Gomes.

O livro conta a história de Zé-do-burro, que para que seu burro Nicolau não morresse, fez uma promessa a Santa Barbara, prometendo levar uma cruz a igreja de Santa Barbara mais próxima, e para concretizar sua promessa, Zé e Rosa, sua esposa, andam 360 Km até a igreja mais próxima, mas ao chegar na igreja ainda a encontram fechada. Quando a igreja é aberta, para a festa da Santa, o Padre vai conversar com Zé e procura saber onde foi feita a promessa, quando Zé explica o motivo e onde a promessa foi feita ( num terreiro de Iansã), o padre manda fechar as portas da igreja e o proibi de entrar com a cruz, acusando de querer se promover a Jesus Cristo.

SINOPSE

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruzpor um longo percurso.

Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no Nordeste do Brasil. Seu melhor amigo é um burro. Quando este adoece, Zé faz uma promessa à uma mãe de santo do candomblé: se seu burro se recuperar, promete dividir sua terra igualmente entre os mais pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.

O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias "pagãs" em que a promessa foi feita. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingênuo Zé. Os praticantes de candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. A polícia é chamada para prevenir a entrada de Zé na Igreja, e ele acaba assassinado em um confronto violento entre policiais e manifestantes a seu favor. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na catedral.

5 comentários:

  1. Nossa, parece ótimo! O bom de ler peças é que são leituras fáceis, e fluem muito rápido. Esse eu ainda não li, mas li um outro do Dias Gomes: "Santo Inquérito". É basicamente a história de uma moça que é julgada pela Inquisição. É maravilhoso, também.
    Beijos
    (atravesdaspaginas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. O filme baseado nessa peça foi premiado no Festival de Cannes, vale a pena assistir.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Bela escolha, Isis. Já vi o filme, mas nunca li a peça, mas deve ser muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Taí algo que deve valer a pena ler...gostei da dica!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de peças, mas as vezes leio para um desafio ou por curiosidade. Admito que sua resenha me deixou curiosa...rsrs..quem sabe um dia eu leia, mas por hora to bem de peças por esse ano.

    Bijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir