Labels

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Entrevista com a Cris Motta + Promoção :D



Pozinho de ჱჱ¸¸.·*´¯` pirlimpimpim ´¯`*·.¸¸ჱჱ 

Galerinha hoje trago uma entrevista que fiz com a autora de Baroak a Estrela. Uma pessoa que até então só tenho contato por meio virtual –por enquanto mais que já tem um imenso espaço no meu Tum Tum ... Confesso que nos conhecemos a pouco tempo e isso aconteceu via Twitter já que como eu ela é uma morcega e aparecia altas horas da madrugada rsrsrs e ao ver a divulgação do Book Tour de seu livro não perdi tempo e já fui perturbá-la... E por incrível que pareça entre nos nasceu uma afinidade imensa e ela é minha Morcegona e Skydi foreve!

E claro que estou falando da escritora; Cris Motta.

Bora conhecê-la um pouco mais galerinha. xD


1-Motta, como foi que surgiu a ideia do livro  Baroak a Estrela e o que a motivou seguir em frente e publicar?

 Sil, eu não esperava escrever um livro. No final de 2009, deixei meu trabalho (sou jornalista) e passei a me dedicar integralmente aos meus três filhos. Amava assistir aos programas preferidos deles munida de pipoca e refrigerante! Era uma farra! Em seguida, passavam os seriados que eu gostava de assistir quando era criança: A Feiticeira e Jeannie é um gênio. Pronto! Uma pergunta no pé da minha orelha se repetia: "O que é um gênio, na verdade?".
Curiosa desde sempre, comecei a pesquisar sobre gênios e descobri, entre  tantas outras coisas, que o nome original era djinns. Aí não parei mais.
Quando terminei de escrever o primeiro livro, minha afilhada me encorajou a enviar os originais para algumas editoras. Foi acontecendo... 

2-Fez muitas pesquisas já que o livro fala de Djinn -Gênio- e engloba uma cultura muito diferente da nossa?

 Poxa, como fiz! Na realidade, não foi apenas sobre a cultura árabe. Bia viaja para outros lugares como Chile e França. Mas foi tranquilo, pois adoro ler e aprender sobre diversos povos e seus costumes.
Usei livros, revistas e internet (sites oficiais). Agora, o mais louco, é que os livros que tratavam do tema "djinns" apareciam do nada. Entrei em uma livraria em Cabo Frio para tomar café e olhar alguma novidade... dei de cara com um pequeno livro sobre a Arábia Saudita. Claro que me chamou atenção e quando passei os olhos pelas páginas,lá estava o ser pesquisado por mim, o djinn.  Outra: Meu marido comprou um livro sobre Sabá e diversas informações sobre gênios saltaram aos meus olhos. 
E mais outra: Nessa mesma época, meu filho recebeu de presente um livro sobre Aladin. Muitas coincidências! Mas li trechos do alcorão, da obra “As mil e uma noites”, obras infantojuvenis, livros sobre anjos e gênios contrários, entre outros.

3-Motta, apesar de estar crescendo o interesse pela literatura nacional, ainda tem muito preconceito, e pergunto por que você resolveu escrever para um público jovem e não é um desafio maior, já que a maioria não gostam de ler?

 Bom, como eu disse, eu não esperava escrever uma história. Não foi nada premeditado. Acho que a identificação com os adolescentes me impulsionou a escrever algo que falasse a linguagem deles.
Olha, Sil, eu também tinha esse pensamento de que o jovem não gosta de ler, mas depois que comecei a participar de oficinas de leitura nas escolas, de palestras, e de conhecer vários blogs literários, mudei de ideia. Sem falar na Bienal de São Paulo deste ano. Os jovens saíam com sacos de livros! Mais de 700 mil pessoas passaram pela feira. Eu, sinceramente, estou enxergando uma mudança positiva no cenário literário em nosso país.

4-E como está o processo dos outros livros já que se trata de uma série de três livros?
 

 Consegui escrever as cem primeiras páginas da continuação de Baroak- a estrela. O lançamento de Baroak 2 deve acontecer no segundo semestre de 2013. A história está “completinha” na cabeça, só preciso colocá-la no papel.

5-Como concilia a carreira de escritora, os eventos que tem que ir, ser mãe de três filhos e esposa? 

Ah, e ainda o meu trabalho como jornalista! Porque vira e mexe, faço algo em TV. Sinceramente, não sei (risos). Acho que consigo administrar bem o meu tempo. Meus filhos estão maiores também... mas meu marido me ajuda bastante. Está sempre presente nos eventos e compartilha a educação das crianças. Ele tem muita paciência!

6-Cris Motta por si mesma:

 Estou em constante aprendizado... Isso é o que me motiva. Quando pensamos que já sabemos de tudo, a vida fica muito monótona.

7-Deixe uma frase ou escreva algo que queira para nós.

Acredite. Acredite realmente em seus sonhos que eles irão se materializar na sua frente.
 Muuuuuuitos beijos para todos vocês!!!

Participem da Promoção!
Sigam esse blog.
Os 
Twitters: @crispmotta @Maaria_Silvana 
Curta a fan page Baroak e a fan page Cris Motta e quando tiverem 600 curtidas, um único ganhador levará para casa 1 livro, uma lanterna de leitura, 5 marcadores de páginas e 1 camisa.


Só me falta a camisa mais tenho os outros prêmios o livro é maravilhoso e a  lanterna um máximo |õ|

Então, o que vocês estão esperando? Vamos lá!!!
E não esqueçam de comentarem sobre a entrevista *oo*

Beliscões carinhosos da Máh xD

48 comentários:

  1. Amei, Sil! Obrigada por tudo! Milhões de beijos, skydi!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que amei conhecê-la um pouquinho mais Skydi.
      De sabe que a história surgiu por causa da sua curiosidade - feliz aqui já que como é curiosas terá muitos livros pela frente - |o|
      legal esse apoio que tua família te dá, apesar dos teus filhos maiores não fazerem divulgação no Facebook rsrsrsrsrsrs ia desejar sucesso, contudo isso é consequência de correr atrás e forço de cada um e isso você tem de vento e popa sua Morcega agitada! rsrsrsrsrsr
      Muitos beliscões carinhosos :p

      Excluir
  2. Boa noite Maria,

    Gostei demais da entrevita, é muito bom saber um pouco sobre os autores e suas inspirações...parabéns e sucesso para a autora e torça por mim no sorteio....abç.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai que fofa essa Cris! Adorei saber como ela entrou nesse mundo da literatura, totalmente sem querer. Acho tão bacana quando o autor, sem querer, assim do nada, escreve um livro. Acho que é muito melhor do que os autores que querem publicar um, aí se forçam (e não se esforçam) e não sai um trabalho tão bom. Adorei a resposta dela sobre os adolescentes terem mais gosto pela leitura atualmente! <3
    E claaaro que tô participando da promoção! :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Mah o/
    Já to participando da promoção ^_^ (e ai de vc se eu não ganhar [666 risada maquiavélica] )
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Obs: tá errado o link da fanpage da Cris ;)

    ResponderExcluir
  6. Ameei a entrevista sou mega fã da Cris tive o prazer de conhecer ela na Bienal estou louca para ganhar o livro e me aventurar sobre o universo de Baroak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, sua lindona!!! Você é um amor! Nossa foto tá lá no site!=D

      Excluir
  7. Que fofa!
    Estou louca para ler Baroak! Tomara que eu ganhe!

    ResponderExcluir
  8. Sil!! *Como a autora te chama, hihih*
    Que interessante a forma como o livro surgiu! Acredita que o único contato que tenho com "gênios" é através do desenho Aladin? \o
    Deve ser bacana conhecer um personagem desse tipo, né?? =D

    Obrigada por trazer a autora pra gente conhecer melhor!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Já estou participando... Adorei a entrevista... Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Ah, meninas! Muito obrigada pelos comentários! Um beijão para vcs!!!:)

    ResponderExcluir
  11. Adorei ler a entrevista..Teu blog é um maximo!!!
    Participando!
    kamilla.mendes14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ótima entrevista Máh! Gostei muito de conhecer a Cris Motta, e sua obra, Baroak. Achei bacana ela receber apoio incondicional do marido e esse tipo de auxílio é imprescindível para que possamos conciliar a rotina do cotidiano com a carreira. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. A entrevista ficou ótima. Adoro conhecer um pouco mais os autores que fazem parte do nosso dia a dia.E a Cris é muito fofa.

    khrysanjos@yahoo.com.br

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Adoro estas entrevistas, sempre é bom ouvir os autores, sobre os desafios da profissão. Muito sucesso à autora, devemos, cada vez mais, prestigiar os autores nacionais ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei interessante a forma que ela começou a escrever.
    Que legal conhecer um pouco mais dos autores, fiquei com vontade de ler o livro!

    Bjinhs Mah!!

    ResponderExcluir
  16. Não consigo descrever o tamanho do orgulho que sinto pela minha tia Cris!!! O sucesso lhe espera <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobrinha!!! Que bom ver vc por aqui... Te amo!!!

      Excluir
  17. Oi Mah,
    Minha amada amiga....que saudadonas de você....e menina de madrugada não consigo ficar on...hsaushua....mas fico feliz de saber que da noite nasceu uma amizade linda entre você e a Cris, ela é um máximo mesmo. E o livro então nota 10...\o/....conhecer um pouco mais dela através desse bate-papo/entrevista é ótimo. Sabem que sempre desejo tudo de fantástico para na vida de vocês....\o/....beijokas da amiga que tava sumida mas está voltando depois de 4 meses de curso...shaushuasha....Elis

    Me visita: A Magia Real

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis!!! Obrigada pelas palavras, queridona!!! Mil beijos!!!<3

      Excluir
  18. Estou participando (: Já conhecia a Cris e o livro dela é fantástico (li a sinopse rs). Quero muito poder lê-lo ! Beijão e Sucesso no blog Mah

    http://entreletras-e-pensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Tenho ouvido boas críticas sobre o livro e ainda não conhecia muito da autora... Gostei de saber que terá continuação, ando meio viciadinha em séries, trilogias e afins rsrs
    Parabéns pela entrevista ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    Nós mudamos de endereço!

    ResponderExcluir
  20. Aiiii a Máh falou tanto desse livro q eu to roendo as unhas de vontade de ler ele! Tomara q eu ganhe!!! #cruzando os dedos!

    ResponderExcluir
  21. Apesar de nao curtir a capa do livro, achei o tema bem interessante e essa entrevista ficou ótima!
    Parabens!!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sil.

    Parabéns pela parceria. ;) A Cris é muito fofa. Amei tudo e já estou participando da promoção.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  23. Adoreiii a entrevista! Realmente muito boa! A Cris é muito simpática, gostei dela...
    Participando a promoção - é lóóóóógico!-!
    *--*

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Muito bacana a entrevista!
    Adorei as respostas. Apesar de adorar escrever não sei se tenho pique para escrever uma série. Ela me deixou de boca aberta ^^
    Já curti a fanpage, agora aguardando o sorteio *_*
    Bjuxxxxxx

    ResponderExcluir
  25. Muito legal a entrevista.
    Gostei de conhecer um pouco mais da autora. Muito fofa ela.
    Participando do sorteio!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Adorei a entrevista, ler algo mais sobre a autora e já aguardando o 2 livro!

    ResponderExcluir
  27. Oi minha linda!
    Adorei a entrevista e estou participando da promoção.
    Beijão... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  28. Amei essa promoção,lanterna para ler a noite...o máximo!!!
    Participando!!!

    ResponderExcluir
  29. Conhecer um pouco o autor desperta mais interesse em ler a obra, adorei! Participando e torcendo para ganhar \o/

    ResponderExcluir
  30. Oi Sil!

    Caramba, a Cris parece ser muito simpática... Adorei saber mais sobre a criação da obra, ainda mais agora que estou inspirada no ato de escrever, rs.

    Já estou participando da promoção!

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Só podia dar nisso:
    Simpatia+ humildade+talento
    Baroak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, lindona! Vc sempre com suas palavras de carinho!!! Muito obrigada!

      Excluir
  32. A temática do livro soa original e interessante, e como está dentro da fantasia e sobrenatural que é minha paria quero mto lê-lo =]

    Participando então da promoção =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  33. Adorei a entrevista. Estou adorando esse novo mercado com tantos autores nacionais maravilhosos. Já participando da promoção.Agora é só cruzar os dedos :D

    ResponderExcluir
  34. Eu quero muito ganhar, mas não tenho twitter, é obrigatório?

    ResponderExcluir
  35. OWWWWWWWWWWW!!!

    Que tudo!!! Adorei!!!

    Já curti tudo que tinha diretito!! Tomara que chegue logo aos 600, não 800, não 1000!!!

    Merece muito mais!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  36. muito legal a entrevista!!!! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  37. Gostei da entrevista, gosto muto de ler e quero conhecer melhor os autores nacionais!

    ResponderExcluir
  38. Adoro livros ...E adoro mais quando entramos na vida do autor para saber como foi que surgiu a ideia do livro e como as desenvolveram !!

    ResponderExcluir
  39. ai que legal!
    Participando! \o/
    @cad_anota11

    ResponderExcluir