Labels

segunda-feira, 23 de abril de 2012

12 - A cidade do sol - Khaled Hosseini - Desafio literário

Desafio literário: Abril/2012
Tema: Autores Orientais
Livro: A cidade do sol
Autor: Khaled Hosseini
Páginas:364

Olá galerinha,

Felicíssima, este é o meu quinto livro no mês, hahaha, sei que em quase todos os posts estou falando do meu retorno literário, mas é a felicidade tomando conta de mim, e tirando a impressão ruim de que eu tinha abandonado meus filhos queridos e amados...

Mas vamos ao que interessa ... Neste post vou falar do livro A CIDADE DO SOL, da editora NOVA FRONTEIRA, que conta a história de Mariam e Laila, duas mulheres de tempos diferentes que o destino juntou, e infelizmente, não da melhor forma possível.

MARIAM

Mariam é a filha bastarda de um empresário famoso em Herat, e apesar de ser casado com três esposas, Mariam nasceu de um relacionamento entre seu pai Jalil e sua mãe Nana que era empregada na casa, pelo fato das outras mulheres não aceitarem essa gravides, ele as mandou para uma casa que junto com seus filhos mais velhos construiu no alto de uma colina. Mariam nunca entendia o porque só podia ver o pai 1 vez por semana, mas era tão apaixonada pelo pai que contava os minutos para isso acontecer, até o dia quando fez quinze anos e viu que tudo o que sua mãe falava sobre seu pai, era a mais pura verdade, que ele simplemente as escondia dos outros, e por uma tragédia Mariam se viu sem a mãe, e casando com um homem 30 anos mais velho que ela, obrigada pelo pai, a quem tanto idolatrava.

No começo do casamento Rashid respeitava Mariam e a mimava de todas as formas, e por conta disso ela até achou que tinha tido sorte, e sua "sorte" aumentou quando descobriu que estava grávida do seu primeiro filho, mas essa sorte não a acompanhou por muito tempo, pois ela sofreu um aborto espontâneo desse e de mais 6 filhos que ela chegou a engravidar. E viu o seu Rashid mudando da água para o vinho a cada filho não nascido.

LAILA

Laila, foi a terceira filha de Fariba e Hakim, que tinha mais 2 rapazes bem mais velhos que Laila. Esta nasceu loira dos olhos claros e quando nasceu recebeu esse nome que significa beleza da noite.

Aos 2 anos seus irmãos se alistaram para a guerra, e foi onde sua vida começou a mudar, pois sua mãe que antes era tão alegre, deixou essa alegria de lado quando seus filhos foram embora. E a alegria de Laila encontrava-se  no seu pai e no seu amigo Tariq. 

Na adolescência de Laila quando as brigas de poder em Cabul chegaram ao extremo, perdeu Tariq, que além de seu amigo, tornou-se seu amor, foi embora para fugir de Cabul, e seus pais para uma bomba. Restando então só a chance de casar-se com Rashid, o mesmo de Mariam, que por conta do seu casamento não ser o mais feliz do mundo, resolveu investir em Laila, e casou-se com ela, quando ela não tinha mais esperanças de esconder o filho que esperava de Tariq. 

Contei um resumo da vida das duas para vocês perceberem o que o destino arrumou para ambas as mulheres dessa história, mas tem muito mais, a vida de Laila e Mariam tem muita voltas, muito sofrimento, muita injustiça, mas no final tem sempre a esperança da felicidade. Agora se ambas vão conseguir essa felicidade, só lendo mesmo para descobrir....

-----------------

Eu me apaixonei pelo livro, já tinha lido O caçador de pipas, e já tinham me recomendado essa história também, mas o livro tava lá na minha estante desde 2009, e esse mês por conta do desafio literário o coloquei nas minhas mãos, e li com muito carinho, pois me apeguei as personagens, fiquei feliz quando elas ficaram, sofri junto com elas, chorei muito ( rsrsrsr ), pois elas são apaixonantes, pela inocência, franqueza, inteligência, e infelizmente por ter as mãos atadas e não poder fazer nada com o costume de onde vivem. 

Quem tiver a oportunidade leia, vale muito a pena. 


SINOPSE

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do “todo humano”, somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.


Beijos pessoal ...

13 comentários:

  1. Olá!
    Primeiro eu adoro a capa deste livro!
    Gostei muito de sua resenha e me despertou curiosidade.
    Parece ser um livro muito bom!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, muito obg... Eu particularmente gostei muito desse livro. É uma forma até de comparar a vida que levamos por aqui com a que as mulheres estão sujeitas a levar por lá, porque com toda sinceridade não acho q elas se acostumem com isso não, acho que na verdade não podem fazer nada para mudar.

      Excluir
  2. Oi Isis,
    Sabe eu tinha esse livro e eu vendi ele pq ele não despetava o meu interesse.
    Mas depois de ler a tua resenha estou renpensando os meus conceitos.
    Parabéns pelo blog.
    Bjos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katielle, obg pela visita. Com sinceridade, apesar de ter gostado bastante do caçador de pipas, esse não tinha despertado meu interesse logo quando comprei não, mas o deixei guardado na estante para numa oportunidade ler. E foi o que aconteceu, a oportunidade apareceu e valeu muito a pena...

      Se tiver outra oportunidade de adquirir acho que não vai se arrepender, a história é linda, e vc se vê torcendo por Laila e Mariam.

      Excluir
  3. Oi Isis gostei mto da sua resenha, me empolguei demais para ler, eu tenho O Caçador de Pipas mas ainda não li...que bom que terei a oportunidade de ler esse livro tão maravilhoso...adoro ler histórias que nos contam costumes de outros países...eh bom conhecer outras culturas...
    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  4. Cinco livros lidos este mês? Já?! Eu estou sofrendo de ressaca literária, e por mais que queria ler falta ânimo. :/
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da sinopse e de sua resenha!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Oh Vanessa Tourinho, queria terminar o mês com 6, e apesar do livro que estou lendo agora ser muito bom, estou com tanta coisa para fazer no finde que acho dificil terminar... Mas nem se preocupe, essa ressaca sempre passa ....

    BEijosss

    ResponderExcluir
  6. Bah eu só não leio esse livro porque acho ele muito triste, e drama não é meu forte, minha mãe que curte bastante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade ainda de pegar esse livro para ler. Li o outro do mesmo autor, agora esse me deica meio intrigado pelo que poderei encontrar. Gostei da coêrencia de sua resenha...

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Philip, meu amigo da comunidade Universo Literário /0/
      Esse livro é muito bom e bem envolvente!
      O tenho, mas não a coragem de colocar em sorteio na comuna heheheh
      Porém, se tiver a oportunidade, pegue esse livro para ler, que não irá se arrepender!
      Bjs

      Excluir
    2. Philip Rangel, eu tinha esse mesmo receio, até porque sou muito chorona e em O caçador de pipas eu chorei horrores, e já tinham me falado muito de A cidade do sol, mas resolvi ler e não me arrependo, apesar de ser mais uma história triste dos costumes de lá, é uma história bonita e forte. Amei mesmo ler o livro.

      Excluir
  8. Lembro o quão emocionado eu fiquei quando li o caçador de pipas, raramente autores conseguem me emocionar do jeito que o Khaleid conseguiu.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Caraca tenho A cidade do sol e o caçador de pipas a muito tempo e ainda nem os peguei para ler. Quando vi o filme o caçador de pipas fiquei meio decepcionada, mas pelo que notei a leitura é muito melhor. Amei a resenha amiga e livros que nos fazem chorar são os melhores...\o/...beijokas elis

    ResponderExcluir