Labels

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

Perda irreparável!

Faleceu hoje apos passar mal no café da manhã o escritor Português JOSE SARAMAGO, aos 87 anos.
Faleceu em casa, ao lado da familia, da qual se despediu tranquilamente (fonte: Fundação José Saramago).
Autor de livros fantásticos, como O ensaio sobre a cegueira, que inclusive virou filme, além de O evangelho Segundo Jesus Cristo, Memorial do convento, entre outros, seu ultimo romance publicado em 2009 foi CAIM, que estou louca para ler inclusive.

Abaixo vou colocar um pouco da carreira desse magnifico escritor, que como diz o nosso Fernando Meirelles: " O mundo ficou um pouco mais burro e cego com essa perda".

DETALHES SOBRE SARAMAGO
Fonte: Wikipedia



José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 — Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago


Além de prêmios, José Saramago tbm sofreu perseguições por parte da Igreja Catolica, por conta dos seus livros: O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009), que inclusive por conta do primeiro livro ele deixou de morar em Portugal e foi morar, onde vivia até hoje, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

Mas apos sua morte, seu corpo será enterrado em sua Terra Natal.


Fica aqui meus sentimentos a família e amigos, como também a nós leitores que perdemos mais um Martir da literatura, por que não sei para você, mas tenho como herois todas essas mentes brilhantes, que conseguem criar mundos onde podemos viajar e ser felizes vivendo cada romance que lemos...

Beijos

Isis Silva

0 comentários:

Postar um comentário