Livro: Os sonhos morrem primeiro
Autor: Harold Robbins
Editora: Circulo do livro
Paginas: 310
Tradutor: Nelson Rodrigues
Boa tarde galerinha,
Tinha esse livro guardado desde 03/2010, foi um dos livros que troquei no sebo e inclusive foi indicação do vendedor, semana passada resolvi começar a ler, apesar da quantidade de livros que tinha começado e além dos desafios que tenho que cumprir, mas comecei sem querer e fui gostando e o terminei ontem.
Tenho que falar que nunca li nada desse autor, mas me surpreendi. Ele fala de um jeito como se tivesse falando da vida de muita qualquer pessoa. E o livro mostra que dinheiro realmente não compra felicidade, compra muitas coisas para melhorar a vida, mas felicidade não, que o diga nosso protagonista Gareth Brendan.
Gareth é um ex-soldado da Guerra do Vietnam, que depois de algumas desilusões passa a frenquentar por alguns meses a fila dos desempregados, até que seu tio John, mas conhecido no meio como Lonergan, lhe propoe que ele compre uma resvista a Hollywood Express, uma publicação que trabalha só com propaganda, mas que o tio quer dá uma repaginada geral, continuando com a propagando o que o proprio Lonergan ficaria com 4 paginas...
Gareth aceita assumir essa bomba, mas com uma condição ao qual ele não abre mão, não admitirá sócio, só quem será dono e mandará será ele e mais ninguém. E assim alguns meses depois sai a primeira edição da revista tendo Gareth como diretor executivo, só que por não ter tido ideia ou não ter conseguido terminar seus planos, a revista sai exatamente só com as 4 paginas de propaganda que Lonergan teria pago 1 ano adiantamento para ter direito, o que não deixa Lonergan nada satisfeito.
Mas surpreendentemente para o segundo volume da revista, Gareth aparece com uma ideia fantastica que recebe muitas criticas, mas apesar de todo burburim que causa não sobra nenhuma revista nas bancas para contar historia, o que causa bastante anciedade com a nº 3 que sairá dali a 4 semanas, mas que o proprio Gareth não estará presente para concluir o fechamente da mesma, pois por tentar salvar o amigo Bobby que é quem está com ele desde o começo da revista, ele entra em várias enrascadas o que o ajuda a dá uma guinada na vida, e assim passa-se alguns anos e já o encontramos milhonario e diretor executivo além de dono da Revista Macho e de outras empresas, inclusive um hotel no Mexico...
Além de Gareth, Bobby e Lonergan, na vida dele tem ainda as mulheres que são sua principal base para tudo: Verita (contadora), Eileen (redatora), Denise (secretaria), Marissa (administradora), que seguem com ele do começo ao fim da historia, cada qual com sua história.
A historia é bom po que nos mostra a evolução de uma pessoa quando ela mesmo tem força de vontade de correr atraz e consegui o que quer, mas também nos mostra que a felicidade a gente encontra onde menos espera, e isso independe do dinheiro que temos.
Beijos a todos e espero que curtam a dica...
Isis Silva
Olá acabei de ler este livro. Gostei, apesar de esperar mais, afinal um homen nasce de boa família, vai a guerra, abre e fecha revistas, conseguindo dinheiro de forma fácil(afinal não foi dificil, né), e só. Apesar de ser uma idéia de revista nova, não há um aprofundamento no livro. O "felizes para sempre", acontece ao longo do livro, em momentos com os amigos e mulheres, realmente esperava mais.
ResponderExcluir