Labels

domingo, 5 de junho de 2011

Desafio Literário Junho - O santo e a porca ( teatro)


Desafio Literário: Junho
Tema: Teatro
Livro: O santo e a porca
Autor: Ariano Suassuna
Páginas: 153

Olá galerinha,

O tema do desafio literário desse mês é teatro, e confesso que quando tive que escolher os livros do mês eu sofri um pouquinho, pois, eu nunca li Romeu e Julieta, exatamente pela forma como o livro foi escrito, desculpe-me aos que gostam do genero, é que realmente eu não gostava.

Para facilitar minha escolha, resolvi escolher uma comédia, um livro de Ariano Suassuna, autor que eu adoro, que já assisti palestras dele, e que combinava perfeitamente com o tema, e o livro escolhido foi O SANTO E A PORCA, e fui muito sortuda na escolha, eu ri do começo da história até o fim.

O livro conta a história de Seu Euricão engole cobra e de sua porquinha de madeira, além de sua devoção por Santo Antonio, pois é nessa porquinha de madeira que ele guarda todo o dinheiro que conseguiu guardar durante a vida, e por essa porca ele tem o maior amor do mundo.

Além da porca e do santo, Euricão tem uma filha, Margarida, que se apaixonou por Dodô, filho do ex-noivo da tia, Dona Benona, seu Eudoro, e para finalizar os dois empregados Caroba e Pinhão.

Caroba e Pinhão para se darem bem e conseguirem se casar, armam um plano para casar Margarida e Dodô e S. Eudoro e Dona Benona, e é daí que começa a confusão.

O livro é pequeno e em pouco tempo eu terminei de ler, é incrivel como Ariano flui facilmente, e eu admito que adorei, me imaginei na plateia assistindo a peça, e espero que ela seja montada algum dia aqui em Pernambuco.

SINOPSE

Esta comédia em três atos, escrita em 1957, traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Suassuna. Aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, narra a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.

Pessoal, se tiverem oportunidade de ler este livro, aproveitem, pois é adoravel e hilariante.

Beijos

4 comentários:

  1. QUe amor esse parece ser bem interessante...
    Viu flor te mandei um email respondedo a sua pergunta! XD

    ResponderExcluir
  2. Parece mesmo adorável...deu para notar que a leitura foi divertida para você. Isso é mais que bom! Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Hmmmm, acho que vou gostar! Estou anotando Suassuna em minha lista. E que bacana, hoje é aniversário dele!!

    Beijos e parabéns pela escolha!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Dica essa, afinal nunca ouvi falar dessa peça, nem desse livro. Fico feliz que tenha aproveitado a leitura....beijoaks elis

    ResponderExcluir