domingo, 18 de dezembro de 2011
55 - O ceu está em todo lugar ( Jandy Nelson )
Livro: O Ceu está em todo lugar
Autora: Jandy Nelson
Páginas: 424
Olá galerinha, antes de falar da história do livro, preciso contar como este chegou até minhas mãos!
No blog da minha amiga Elis - A MAGIA REAL - vi uma promoção da Editora Novo Conceito chamada: Promoção Comprou/Ganhou Nova Conceito e resolvi participar. A promoção foi em Outubro e dava uma lista de livros que você compraria e uma lista de livros que você escolheria para ganhar.
Então comprei: Morte e vida de Charlie St. Cloud, que inclusive já li e resenhei aqui no blog. E escolhi para troca o livro: O ceu está em todo lugar que é a resenha que farei nesse post.
O livro conta a história de Lennie, que acabou de perder sua irmã Bailey e apesar de fazer alguns meses continua devastada com a sensação de perda que tem todo os dias.
Lennie depois de um tempo volta as aulas e descobre que houveram algumas mudanças no período em que estava de luto. E uma dessas mudanças, talvez a mais importante é um aluno novo que veio da França: Joe Fontaine.
Joe é um ótimo instrumentista e está na banda da escola, onde Lennie também faz parte com seu clarinete. Joe é lindo e chama a atenção de todas as alunas do colégio, as sua atenção volta para Lennie, só que a pega na fase mais confusa da sua vida, e para terminar a confusão ainda tem Toby o namorado da sua irmã falecida, que ela sente que é o único que a entende.
Mas é esse sentimento que a faz confudir as coisas, e ela termina tendo um envolvimento com Toby, apesar de se apaixonar e está também se envolvendo com Joe.
Lennie é o tipo de pessoa que não conversa sobre o que sente, e para ajudar a colocar para fora esses sentimentos que a fazem perder o chão, ela escreve em qualquer lugar: copos descartaveis, papeis de bala, pedaços de jornais, partituras, e as deixa em lugares escondidos. E o livro é feito de um jeito que a cada capitulo tem sempre algo que a Lennie escreveu nesses papeis o que torna o livro ainda mais lindo.
A tristeza é uma casa, em que as cadeiras
Se esqueceram de nos segurar,
Os espelhos de como nos refletir,
As paredes de como nos conter.
A tristeza é uma casa que desaparece
Cada vez que alguém bate a porta,
Uma casa que se vai com o vento
À menor rajada
Que se enterra no solo
Enquanto todos estão dormindo.
A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você,
Em que uma irmã caçula vai envelhecer mais que a mais velha,
Em que as portas não deixam mais você entrar, nem sair.
(Encontrado debaixo de uma pedra, no jardim da vovó)
Lennie mora com a avó e o tio Big, pois sua mãe as abandonou quando Len só tinha 1 ano de idade, e nunca mais deu noticia ou voltou. Mas Len está tão presa a sua dor que não percebe que é não é a única que sente a falta de Bails e por conta disso termina magoando todos a sua volta.
O livro nos mostra como às vezes somos egoístas quando perdemos alguém ou algo a que amamos muito, não prestamos muita atenção nas pessoas ao nosso redor e terminamos atingindo e magoando pessoas por não expor de maneira certa nossos sentimentos.
Era uma vez uma garota que percebeu que estava morta.
Espiou pela fresta do ceu e viu que lá na terra sua irmã sentia muito sua falta.
Então, percorreu caminho por onde não devia ter andado,
pegou alguns momentos com a mão, chacoalhou-os e os jogou como se fossem dados
por cima do mundo dos vivos.
Funcionou.
O garoto do violão colidiu com sua irmã
"Pronto Len", sussurrou
"o resto é com você"
(Encontrado em um folheto dobrado, na calçada da rua principal)
Adorei o livro, demorei um pouco para ler por não me achar pronta para ele alguns dias atraz, e tinha parado na página 100, então ontem resolvi terminá-lo e só parei hoje quando por fim me despedi de Lennie ou John Lennon como Joe a chama. Adorei os personagens desse livro, e fiquei com um pouco de pena de Toby, ele perdeu a namorada a quem tinha pedido em casamento um dia antes de sua morte, e perdeu muito mais com a morte de Bailey ( que não posso contar para não perder um pouco do ritmo da história ), mas gostei como ele e Len resolveram seus sentimentos.
SINOPSE
sinopse: "Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda..."
Beijos galeraaaaaa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário